Textos e alguma Imagem

São Paulo, São Paulo, Brazil
Coisas sérias e bobagens

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Os óculos e o retrato

Para a amiga Matha Pimenta



  Helô queria óculos novos, não qualquer um, tinha que ser algo especial, como seu gosto, e lá se foram as duas, mãe e filha procurar os tais óculos.
  Depois de muito caminharem, entrarem e sairem de lojas, finalmente Helô achou o que lhe agradava, sem necessidade de qualquer ajuste, exato, perfeito, caiu como uma luva, e o melhor era o único naquela cor, Judith mandou colocar as lentes.
  Voltaram, Helô ansiosa como toda adolescente, dois dias depois para buscá-los, a felicidade ficou completa, sairam da loja a mãe a filha e os óculos novos.
  Conversavam, quando Helô muito feliz, num gesto largo, tocou os óculos e estes voaram longe, escada abaixo, silêncio e perplexidade, o sonho acabou, foi resumido a cacos azuis.
  As lágrimas seguiram o triste momento, Helô chorou muito, ficou inconsolável, porém, como  mãe é mãe, Judith tratou de arrumar algo interessante para  a filha se ocupar e sair de tamanha tristeza. Encontrou um artista que fazia retratos. Pronto, tudo resolvido.
  Quer que ele faça seu retrato, minha filha? Perguntou Judith. A filha concordou, agora um pouco mais calma, um pouco. Helô ainda com lágrimas nos olhos, sentou-se totalmente desanimada na frente do rapaz que iniciava o seu retrato. Enquanto ele faz seu retrato eu vou até a farmácia, minha cabeça dói, disse a mãe.
  Distração e outra na distância entre a farmácia e o artista, afinal é pra isso que servem os shoppings, para nos distrair, chegou.
   Por cima do ombro do artista a mãe olhou para filha ainda com os olhos molhados, fitou-a, e em seguida para o retrato.

  O rapaz por conta dos olhos molhados, desenhou-os como se fossem claros. A mãe levou um susto, pois o retrato se parecia mais com a sua mãe, a avó, do que com a sua filha, a Helô. A avó e a neta tão parecidas e Judith nunca tinha se dado conta de tão grande semelhança. A forte emoção fê-la desmanchar-se em lágrimas. Pegaram o retrato, entreolharam-se e sairam as duas com os olhos brilhantes, inundados de lágrimas: a filha por causa dos óculos e a mãe pelo retrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário